FACTSHEET

 

Bilhetes e Boatos

Visual Novel

 

Desenvolvido por: Soft Games

 

Sistemas operacionais: Windows, Linux, Mac e Android. 

Disponível em: itch.io 

 

  • Jogo Finalista do Big Festival na categoria Big Impact: Educacional na Gamescom Latam 2024
  • Top 4/100 em Voto Popular na categoria Melhor jogo do Big Festival na Gamescom Latam 2024
  • Selecionado para o Festival de Jogos na SBGames 2024

SINOPSE 

Bilhetes e Boatos é uma Visual Novel que simula o dia a dia de uma escola como qualquer outra. Tudo parece normal até que bilhetes misteriosos e perfis anônimos começam a surgir. 

A tensão aumenta cada vez mais e uma pergunta ecoa na mente de todos: Quem está por trás disso tudo?

Jogue agora e comece sua investigação!  

DESCRIÇÃO LONGA

Bilhetes e Boatos é uma Visual Novel que se passa em uma escola brasileira típica, focando nas interações sociais entre os alunos, professores e outros personagens. 

O jogo acompanha a história de uma das turmas do Colégio Au-aurélio Miauchado, uma escola que, como qualquer outra, tem uma pluralidade de alunos com personalidades e opiniões muito diferentes. 

Mas a verdadeira tensão só começa quando bilhetes misteriosos passam a surgir e, claro, os boatos correm soltos. 

As decisões que você precisará tomar durante o jogo terão um forte impacto no desenrolar da história e seus múltiplos finais. 

CONCEITOS

HISTÓRIA

Bilhetes e Boatos foi idealizado no início de 2023, como um projeto educacional com fins de conscientização de jovens, tendo em vista o aumento de acontecimentos violentos nas escolas nos últimos anos.

No 1º semestre de 2023 o jogo teve seu primeiro roteiro bruto finalizado e, em sequência, teve sua versão beta desenvolvida. Após isso, no 2º semestre do ano, foram iniciados os primeiros testes com adolescentes em escolas públicas de SC.

Contudo, somente no final do ano foi finalizada toda a parte conceitual do jogo, incluindo personagens complexos, diferentes rotas de jogo, orientação psicológica e aval pedagógico.

No início de 2024 houve mudanças técnicas, como o tipo de engine usado na programação, e mudanças artísticas, com a adição de uma ilustradora ao nosso time. 

O novo visual se baseia numa estética que passeia entre o infantil e o juvenil, com personagens cartunescos suavizando de um lado e cores sóbrias, saturadas e o estilo retrô pesando do outro.

O conceito dos personagens busca expressar suas personalidades individuais, idealizadas pela roteirista. Tudo nas ilustrações está ali por um motivo, expressando algo bem único.

Além disso, a escolha artística de todos os personagens serem bichos tem uma motivação mais profunda. Decidimos investir na descaracterização do bullying, evitando ao máximo nos apoiar em estereótipos prejudiciais e que poderiam ser replicados na vida real.

Outro cuidado especial foi representar cenários verdadeiramente brasileiros, ao invés de espaços genéricos que não representam a realidade dos nossos jovens. 

A maioria dos personagens são espécies comuns no brasil, com algumas exceções, como Arthur, que representa o aluno novo e é um urso polar, intensificando a sensação de estranhamento entre ele e os outros estudantes.

Tanto no roteiro, quanto nos cenários e vestimentas, fazemos menção à várias referências do dia a dia de uma pessoa nessa faixa etária. Levando em conta elementos atuais, como moda, trocadilhos, piadas e referências populares. 

Depois de todo esse trabalho e dedicação, finalmente temos a versão final do Bilhetes e Boatos. Bom jogo!

GALERIA

FEATURES

  • Ação e Reação: Nesse jogo, todas as suas escolhas têm consequências. Você vai encontrar situações que exigem seu posicionamento, seja ele bom, ruim ou neutro. Cada opção tem uma pontuação invisível que vai influenciar no seu gameplay. 
  • Parâmetros de Pontuação: Existem 4 tipos de pontos que você pode fazer nesse jogo – Amizade, Bullying, Descaso e Escola. No final do jogo, você tem acesso à descrição dessas categorias e à sua pontuação em cada uma delas.
  • Rotas Secretas: A depender das suas escolhas, você pode desbloquear cenas, informações e interações diferentes. Para experimentar o jogo de maneira completa, recomendamos que você encontre todos os 4 finais. 

HIGHLIGHTS

  • Comprovadamente Educativo: Validação do cunho educacional do jogo baseada em pesquisa de campo com adolescentes orientada por pedagogas. (Em andamento – previsão do certificado 2024)
  • Game Test com Público-Alvo: Foram realizados testes com turmas de 15 alunos nas escolas públicas de Santa Catarina, via MEN (Grupo de Pesquisa Edumídia + Departamento de Metodologia de Ensino – Universidade Federal de Santa Catarina) nas seguintes datas
  • 16 de novembro 2023
  • 04 de dezembro 2023
  • 05 de dezembro 2023
  • 07 de dezembro 2023

ÍCONE

OPINIÕES

“Gerou boas discussões e polêmicas com os alunos. Foi uma experiência muito boa para a sala de aula” – Bruna, pesquisadora UFSC

Gostei de poder jogar do meu jeito, teve várias coisas no jogo que eu já vi e que eu faria na vida real.”  Lucas Lacerda, aluno de 15 anos.

CRÉDITOS

  • Ana Laura Azevedo  – Gerente de Projetos
  • Bruno Bandeira – Game Designer
  • Daiane Ossuna – Psicóloga
  • Esther Hoffmann – Ilustradora
  • Felipe Lopes – Programador
  • Humberto Bijos – Videomaker
  • Maria Eduarda Lacerda – Roteirista
  • Raphael Lorini – Programador
  • Valentina Lago – Colaboradora júnior

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