FACTSHEET

Desenvolvedor  Soft Games

Data de lançamento 2024
Plataformas PC e mobile
Disponível no Itch.io

SINOPSE 

Do nada aqueeeela raiva! 
Depois uma decepção...
Aí uma tristeza.
O que você faz? 

Assim como as florestas são vitais para o planeta, as emoções e os sentimentos são naturais em nós.

Todos os estímulos que vivemos nos despertam emoções:o que observamos, o que tocamos ou o que comemos, por exemplo. E, claro, que nem sempre são agradáveis…

Você sabe que sentimentos positivos podem te ajudar a enfrentar os sentimentos negativos? Entre na Floresta dos Sentimentos e descubra!

Exercite seu desenvolvimento emocional:

  • Inteligência emocional ao reconhecer e identificar os sentimentos e emoções;
  • Autoconhecimento emocional com a reflexão às próprias reações;
  • Regulação emocional ao considerar as diferentes formas de reagir às emoções.

DESCRIÇÃO LONGA

Sentinela dos Sentimentos é uma Visual Novel, uma aventura linear imaginária que se passa na Floresta dos Sentimentos. 

Na história o jogador é um sentinela que vai atravessar a floresta, encontrando situações com emoções negativas ao longo do trajeto. 

Para superar as situações será preciso pensar nos melhores sentimentos e escolher o melhor deles para enfrentá-las. 

Ao longo da partida o jogador conhece e interage com vários sentimentos negativos e positivos. No fim do jogo o jogador descobre se suas escolhas de sentimentos estão válidas ou se há espaço para melhoria.  

CONCEITOS

HISTÓRIA

Sentinela dos Sentimentos foi originalmente idealizado por Valentina Lago, com um jogo de tabuleiro, em 2022, para que as pessoas entendessem melhor como lidar com as emoções. 

Depois de alguns protótipos e gametestes, com apoio da equipe da Soft, decidimos transformar em um jogo digital com o intuito de atingir uma gama maior de jogadores.

Escolhemos o formato visual novel porque não demanda plataformas específicas ou conhecimento prévio de jogos, mantendo nossa prioridade que seria atingir um número maior de  interessados e não apenas jogadores assíduos. 

Entre a virada de 2023 e 2024 este projeto começou a tomar forma e ganhou um DEMO. 

Hoje, temos uma versão completa do jogo disponível para todos no Itch.io, mas ainda estamos coletando feedbacks e fazendo upgrades.

GALERIA

FEATURES

  • Encontros randômicos

As emoções são randomizadas, mas em uma corrida é impossível encontrar a mesma situação. Além disso, a engine prioriza que as situações que você já colecionou também não se repitam. 

  • Cards colecionáveis

São 56 sentimentos para colecionar, na galeria cada uma delas aparece em um card com seu significado para ser consultado a qualquer hora. 

  • Alta rejogabilidade

O jogo é curto, com apenas 5 situações para enfrentar na travessia da floresta. Mas são 56 sentimentos e 3 finais diferentes para garantir a diversão do jogador.

HIGHLIGHTS

  • Educação Emocional

O gameplay e o storytelling foram desenvolvidos com apoio de uma psicóloga para para garantir impacto real do jogo no desenvolvimento da inteligência emocional. 

  • Visualização dos sentimentos

Sentimentos e emoções são invisíveis, para nós era importante mostrar eles de uma maneira que todos pudessem se identificar por isso são representados como imaginados por uma criança.

  • Comprovadamente educativo 

Seguindo o histórico dos jogos da Soft Games, este jogo também será testado pelo MEN (Grupo de Pesquisa Edumídia + Departamento de Metodologia de Ensino) da Universidade Federal de Santa Catarina.

LOGOS E ÍCONES

Trailer

Gameplay

CRÉDITOS

  • Ana Laura Azevedo  – Gerente de Projetos/ Roteirista
  • Bruno Bandeira – Game Designer
  • Daiane Ossuna – Psicóloga
  • Esther Hoffmann – Ilustradora
  • Felipe Lopes – Programador
  • Márcio Belmonte – Diretor de Arte
  • Maria Eduarda Lacerda – Roteirista
  • Raphael Lorini – Programador
  • Valentina Lago – Game designer / Ilustradora  júnior

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